English Version  |  Contactos  |  Localização  
 
Althum.com  

Rua Conde de Sabugosa, 7 1º dt.º
1700-115 Lisboa, Portugal
(+351) 218 409 406

 
 
HomeAlthum.comLivrosMúsicaEventosBusiness Registar  |  Login 0 Itens Carrinho
 
     
 

CATÁLOGO/

Livros

Património
Pequenos Tesouros
Projectos Especiais
Outros Temas

Música

DVD
CDs

Eventos

Concertos
Espectáculos
Lançamentos
Exposições


PESQUISA/

Pesquisar

Procurar por/


# A B C D E F G
H I J K L M N O
P Q R S T U V W
X Y Z  

Eventos > Concertos

Eventos > Concertos Concerto Ano Novo 2020 - Évora - 11 de Janeiro, Sábado, 18H00 - Sé Catedral de Évora
11-01-2020 - Sé Catedral de Évora

Évora, Sé Catedral, 11 de Janeiro de 2020, 18h00

Lisboa, Igreja de São Vicente de Fora, 12 de Janeiro de 2020, 21h30

Capella Patriarchal. Criado em 2006 e contando já com diversas apresentações em Portugal, Espanha e Alemanha, este agrupamento é um projecto destinado fundamentalmente à divulgação dos tesouros da música sacra portuguesa. Em 2011 a Capella Patriarchal gravou em CD os Responsórios de Quinta-Feira Santa e Missa Ferial de Frei Fernando de Almeida, tendo gravado em 2015 os Responsórios de Sexta-Feira Santa de Frei José Marques e Silva. Actualmente prepara a gravação de um CD com polifonia portuguesa tardo-quinhentista.

Cornetas & Sacabuxas de Lisboa. Depois de vários anos colaborando juntos em diversas orquestras nacionais em projectos de repertórios do século XVII (nomeadamente Orquestra Barroca Casa da Música, Orquestra Gulbenkian e Ludovice Ensemble), decidimos criar em Portugal um agrupamento que assumisse a identidade da nossa partilha humana e musical. Após formações em conceituados centros europeus de interpretação historicamente informada (Basileia, Lyon, Genebra) e participações em inúmeras masterclasses, cada um de nós consagra boa parte da sua carreira à investigação e prática de repertórios dos séculos XVI e XVII.

Sérgio Silva. Mestre em Música pela Universidade de Évora, Sérgio Silva começou por estudar órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa sob a orientação de João Vaz na disciplina de órgão e de António Esteireiro em acompanhamento e improvisação. Para além dos seus estudos regulares, teve oportunidade de contactar com diversos organistas de renome internacional, tais como, José Luis González Uriol, Luigi Ferdinando Tagliavini, Jan Willem Jansen, Michel Bouvard, Kristian Olesen e Hans-Ola Ericsson. Actualmente, desempenha as funções de docência de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra de Lisboa, e é organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa).

João Vaz. Diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatório Superior de Música de Aragão em Saragoça, onde trabalhou com José Luis González Uriol, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, João Vaz é também doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora.Efectuou mais de uma dezena de gravações discográficas a solo, salientando-se as efectuadas em órgãos históricos portugueses. Lecciona Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e é director artístico do Festival de Órgão da Madeira e das séries de concertos que se realizam nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra e no órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa (instrumento cuja titularidade assumiu em 1997).

Repertório. Pela primeira vez, os Cornetas & Sacabuxas de Lisboa unem-se à Capella Patriarchal, sob a direcção de João Vaz, para apresentar repertório polifónico português do século XVII. O concerto de Ano Novo dará a conhecer obras de Duarte Lobo e de Fernando de Almeida (incluindo a primeira audição moderna do hino Gloria, laus et honor deste último compositor), na conjugação de vozes e instrumentos de sopro tão típica da prática seiscentista ibérica.

 

MANUEL RODRIGUES COELHO (c.1555-1635)
Segundo tento do mesmo [segundo] tom
(Flores de música, 1620)

DUARTE LOBO (1565-1646)
Missa Natalitiae Noctis
Kyrie
Gloria
Credo
Sanctus
Agnus Dei


FERNANDO DE ALMEIDA (1603/4-1660)
Gloria, laus et honor

 


Capella Patriarchal
Mariana Moldão, soprano
Maria de Fátima Nunes, alto
Carlos Monteiro, tenor
Manuel Rebelo, baixo

Cornetas & Sacabuxas de Lisboa
Tiago Simas Freire, Manuel Pascual, cornetas
António Santos, Daniel Anarte, sacabuxas

Sérgio Silva, órgão

João Vaz, órgão e direcção


 

 

 
Infância de Pedras
Infância de Pedras
 
 
 
Destaques/
 
 
     
 

© althum.com - Todos os direitos reservados     info@althum.com | Site Map | Política de Privacidade