English Version  |  Contactos  |  Localização  
 
Althum.com  

Rua Conde de Sabugosa, 7 1º dt.º
1700-115 Lisboa, Portugal
(+351) 218 409 406

 
 
HomeAlthum.comLivrosMúsicaEventosBusiness Registar  |  Login 0 Itens Carrinho
 
     
 

CATÁLOGO/

Livros

Património
Pequenos Tesouros
Projectos Especiais
Outros Temas

Música

DVD
CDs

Eventos

Concertos
Espectáculos
Lançamentos
Exposições


PESQUISA/

Pesquisar

Procurar por/


# A B C D E F G
H I J K L M N O
P Q R S T U V W
X Y Z  

Catálogo > Livros > Projectos Especiais > História da União de Portugal à Coroa de Castela

História da União de Portugal à Coroa de Castela

Jeronimo de Franchi Conestaggio

20,00 € 18,00 € (-10%)

Tradução, Introdução e Notas
Vítor Amaral de Oliveira

Escrito em 1585 em italiano, é a primeira vez, 432 anos passados, que se traduz em português esta História da União de Portugal à Coroa de Castela depois de ter tido diversas traduções em francês, espanhol, inglês, alemão e latim, bem como várias edições na língua original. É texto de importância fundamental para o conhecimento de um período conturbado da história portuguesa – finais do século XVI princípios do século XVII – de 1578 a 1580, desde a batalha de Alcácer Quibir até à conquista e tomada de posse da coroa portuguesa por Filipe II de Espanha. Prolonga-se ainda até 1582, pela descrição das lutas entre os seguidores de D. António, Prior do Crato, as tropas francesas e as forças castelhanas nas ilhas dos Açores.
Para além da tradução, equaciona-se na Introdução a problemática da visão de um autor, estrangeiro, no contexto da história portuguesa, pois na altura da sua publicação, e ao longo dos dois séculos seguintes foi ele sempre contestado por parcial e difamador da honra de Portugal e dos portugueses. Demonstra-se que assim não foi, até pelo facto de este texto ser fundador em alguns aspectos que posteriormente vão ser retomados pela historiografia portuguesa e castelhana, nomeadamente no que diz respeito à descrição da batalha de Alcácer Quibir, à luta dos diferentes pretendentes pela coroa de Portugal e à actuação de Filipe II na tripla qualidade de herdeiro, pretendente e, finalmente, conquistador.
Para o efeito, cotejou-se minuciosamente o texto original com as fontes históricas e pôde provar-se que as opiniões e as descrições de Conestaggio correspondem, ponto por ponto, à realidade histórica, pelo que não teve razão quem o apodou de insultuoso.

Ano de edição: 2017

Formato: 16x23

Encadernação: Capa mole

Páginas: 320 a preto

Classificação: Projectos Especiais

 

História da União de Portugal à Coroa de Castela

 
 
     
 

© althum.com - Todos os direitos reservados     info@althum.com | Site Map | Política de Privacidade