English Version  |  Contactos  |  Localização  
 
Althum.com  

Rua Conde de Sabugosa, 7 1º dt.º
1700-115 Lisboa, Portugal
(+351) 218 409 406

 
 
HomeAlthum.comLivrosMúsicaEventosBusiness Registar  |  Login 0 Itens Carrinho
 
     
 

CATÁLOGO/

Livros

Património
Pequenos Tesouros
Projectos Especiais
Outros Temas

Música

DVD
CDs

Eventos

Eventos


PESQUISA/

Pesquisar

Procurar por/


# A B C D E F G
H I J K L M N O
P Q R S T U V W
X Y Z  

Catálogo > Livros > Outros Temas > A Família Farrica em São Domingos

A Família Farrica em São Domingos

Rui Sobral de Campos

23,80 €

Quando, em 1854, o piemontês Nicolau Biava, vindo de Espanha, onde se dedicava à exploração mineira, inspecionou a Serra de São Domingos, encontrou uma terra de cor avermelhada, mais tarde denominada chapéu de ferro, denunciadora da existência de minérios, facto que era do conhecimento dos romanos, que 2000 anos antes já tinham explorado a mina.


Nas visitas que efetuei às ruínas da mina de São Domingos impressionou-me, desde sempre, o grau de abandono e desolação do montão de pedras que em tempos constituíram partes de construções com fi m útil para quem trabalhava na mina. Ao falar de São Domingos estamos a referir aquela que foi a maior exploração de pirites e cobre em Portugal e uma das maiores da Península Ibérica durante grande parte do século XX, não esquecendo o seu início, na segunda
metade do século XIX.


Germinou no meu espírito a ideia de escrever sobre a mina. O ofício de mineiro foi uma profi ssão com tendência de passar de pais para fi lhos, pelo que criei a fi cção de uma família de trabalhadores, iniciada pouco depois de Nicolau Biava fazer renascer a mina que estava silenciosa há 2000 anos. O nome da família foi recuperado de um conto que há mais de 50 anos publiquei no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa.
Mas 150 anos de história mineira, mesmo fi ccionada, não existem desligados da verdadeira História da mina nem do País. São Domingos iniciou-se no tempo de D. Pedro V, viu as últimas décadas da monarquia, inseriu-se na conturbada Primeira República, sofreu com a Grande Guerra, viveu e morreu no Estado Novo.


Este é o segundo livro de Rui Sobral de Campos. Em julho de 2017 foi editado, pela Althum.com, O Mágico da Lua.

Ano de edição: 2018

Formato: 16x23

Encadernação: Capa mole

Páginas: 392 a 1 cor

Classificação: Outros Temas

 

A Família Farrica em São Domingos

 
 
     
 

© althum.com - Todos os direitos reservados     info@althum.com | Site Map | Política de Privacidade