English Version  |  Contactos  |  Localização  
 
Althum.com  

Rua Conde de Sabugosa, 7 1º dt.º
1700-115 Lisboa, Portugal
(+351) 218 409 406

 
 
HomeAlthum.comLivrosMúsicaEventosBusiness Registar  |  Login 0 Itens Carrinho
 
     
 

CATÁLOGO/

Livros

Património
Pequenos Tesouros
Projectos Especiais
Outros Temas

Música

DVD
CDs

Eventos

Concertos
Espectáculos
Lançamentos
Exposições


PESQUISA/

Pesquisar

Procurar por/


# A B C D E F G
H I J K L M N O
P Q R S T U V W
X Y Z  

Catálogo > Música > CDs > Dieterich Buxtehude (1637-1707) RUI PAIVA – Órgão da Sé Catedral de Faro

Dieterich Buxtehude (1637-1707) RUI PAIVA – Órgão da Sé Catedral de Faro

Rui Paiva

14,99 € 13,49 € (-10%)

A autoria do órgão grande da Sé de Faro, de acordo com os dados de que se dispõe, parece poder atribuir-se a Hans Heinrich Kulenkampf, que entre os anos 1710 e 1720 trabalhou em Portugal e que foi aluno de Arp Schnitger (1648-1719), grande construtor do norte da Alemanha. Parece estar claro, no entanto, que o instrumento remonta ao Séc. XVII, é da escola de construção de Arp Schnitger e sofreu algumas alterações no século XVIII, que o aproximaram do típico Órgão Ibérico.
Um dos maiores compositores e organistas do período em que viveu Arp Schnitger, foi Dieterich Buxtehude (1637-1707), que residiu a maior parte da sua vida em Lubeck, no norte da Alemanha. Buxtehude conheceu pessoalmente Arp Schnitger, que muito apreciava. Chegou a fazer, em 1687, uma viagem a Hamburgo propositadamente para ver um importante órgão construído aí por Arp Schnitger.
Dá-se ainda a feliz coincidência de, no presente ano de 2007, para além de se comemorar o 300º aniversário da morte de Buxtehude, se ter terminado recentemente a revisão técnica deste instrumento que foi levada a cabo pelo Mestre Organeiro Dinarte Machado.

A música de órgão de Dieterich Buxtehude é das mais gravadas e mais tocadas em concertos. Isto deve-se ao facto de se tratar de uma música destinada, na sua maioria, a fazer brilhar o instrumento e o intérprete, pelo sua riqueza estrutural, pelo seu brilho timbrico e pela sua virtuosidade.
O carácter dominante da obra de Buxtehude, que alguns contemporâneos seus designaram por «stylus phantasticus», é explicado do texto que acompanha o CD, da autoria do Prof. Doutor João Pedro d’Alvarenga.

 

Rui Paiva

Nascido em 1961, Rui Paiva é licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e concluiu o Curso de Órgão do Conservatório Nacional de Lisboa sob a orientação do Prof. Joaquim Simões da Hora. Estudou também Baixo Contínuo com a Prof.ª Cremilde Rosado Fernandes.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1987/89), continuou os estudos de Órgão com a Prof.ª Montserrat Torrent no Conservatório Superior de Barcelona, e depois, sob a orientação do Prof. José Luis González Uriol, concluiu os Cursos Superiores de Cravo e de Órgão no Conservatório Superior de Zaragoza, com a máxima classificação e Prémio Extraordinário de Fim de Curso em Órgão.
O seu interesse pela música dos séculos XVI, XVII e XVIII levou-o a participar em várias edições da «Semana de Música Antiga Ibérica» (onde teve a oportunidade de contactar com músicos como Ton Koopman, Jordi Savall e Macário Santiago Kastner) e dos «Cursos Internacionais de Música Antiga de Daroca» (Espanha).
Tem colaborado como organista e cravista com diversos conjuntos instrumentais e vocais, entre os quais os Segréis de Lisboa, o Coro e Orquestra Gulbenkian, a orquestra barroca Capela Real e o grupo de música barroca La Caccia, de que é membro fundador.
Como solista ou em grupo, Rui Paiva tem-se apresentado em concertos no nosso país, bem como em Espanha, França, Bélgica, Itália, Holanda, Inglaterra, Croácia, Eslovénia, Polónia, E.U.A. e Brasil.
Realizou gravações de recitais para a Radiodifusão Portuguesa, Rádio Nacional de Espanha e RTV Slovenia, e diversas gravações discográficas de música portuguesa.
Rui Paiva é ainda professor de Órgão no Conservatório Nacional de Lisboa e director da Academia de Música de Santa Cecília de Lisboa.

Ano de edição: 2013

Formato: 14x12,5

Encadernação: CD, capa dura

Páginas: 56pp a cores

Classificação: CDs

 

Dieterich Buxtehude (1637-1707) RUI PAIVA – Órgão da Sé Catedral de Faro

 
 
     
 

© althum.com - Todos os direitos reservados     info@althum.com | Site Map | Política de Privacidade