English Version  |  Contactos  |  Localização  
 
Althum.com  

Rua Conde de Sabugosa, 7 1º dt.º
1700-115 Lisboa, Portugal
(+351) 218 409 406

 
 
HomeAlthum.comLivrosMúsicaEventosBusiness Registar  |  Login 0 Itens Carrinho
 
     
 

CATÁLOGO/

Livros

Património
Pequenos Tesouros
Projectos Especiais
Outros Temas

Música

DVD
CDs

Eventos

Concertos
Espectáculos
Lançamentos
Exposições


PESQUISA/

Pesquisar

Procurar por/


# A B C D E F G
H I J K L M N O
P Q R S T U V W
X Y Z  

Catálogo > Livros > Projectos Especiais > Voz do Operário - 135 Anos

Voz do Operário - 135 Anos

Alberto Franco

40,00 € 36,00 € (-10%)

Com este livro, assinalamos 135 anos de vida d’A Voz do Operário, uma existência com uma marca indelével não só em Lisboa como no país. A Voz do Operário surgiu da luta dos operários tabaqueiros contra a exploração e a miséria a que estavam sujeitos, razão porque fundaram o seu jornal que passaria a ser o meio privilegiado não só para denunciar as terríveis condições de trabalho e de vida, como para pugnar e difundir as suas justas reivindicações.
Mas era necessário uma estrutura organizativa que para além de sustentar o Jornal tivesse um papel importante na luta pela dignidade e pela melhoria das condições dos trabalhadores e ao mesmo tempo contribuísse para a sua emancipação e elevação cultural. Assim surgiu, há 135 anos, A Voz do Operário enquanto Instituição.
Desde logo foram fundadas escolas para que os trabalhadores e os seus filhos tivessem acesso ao ensino ao mesmo tempo que foi desenvolvida uma muita profícua atividade cultural nos diferentes campos da arte. Foram criadas salas de leitura, que deram lugar à nossa biblioteca, a qual reúne um acervo muito vasto, constituindo hoje um polo de significativa importância para a história do movimento social.
É difícil encontrar na região de Lisboa quem não tenha tido alguém na família com ligação à Voz do Operário. Foram muitos milhares os sócios que passaram pela nossa instituição e usufruíram das suas valências, desde a educação à cultura, ao desporto ou às atividades sociais.
Importa aqui homenagear os fundadores e todos aqueles que ao longo de tantas gerações souberam honrar os desígnios d’A Voz do Operário, sempre no trilho da luta contra a exploração e pela emancipação dos trabalhadores.
O percurso da nossa Instituição até aos nossos dias está bem espelhado neste livro, a partir do qual projetamos um futuro de consolidação e reforço da atividade em todas as vertentes, designadamente as assentes no nosso projeto educativo ímpar e internacionalmente reconhecido; o estreitamento da ligação aos sócios para com eles desenvolver mais atividades culturais e desportivas; o reforço das atividades sociais, levando mais longe a matriz da solidariedade que sempre foi um dos pilares da nossa Instituição; passando pelos investimentos em curso e outros planeados para apetrechar devidamente as nossas instalações e criar melhores condições para o desenvolvimento da atividade; dando especial ênfase à publicação do nosso jornal, que com 139 anos de existência é o periódico operário que há mais tempo se publica regularmente em Portugal.
Tendo por base os princípios que sempre estiveram subjacentes à Instituição, à cabeça dos quais estão a defesa dos interesses dos trabalhadores e a solidariedade, é naturalmente muito promissor o futuro que aguarda A Voz do Operário, o qual com redobrado vigor de todos, sócios, amigos, trabalhadores e dirigentes, honrará a riquíssima história que a presente publicação nos mostra.
Em boa hora, a direção d’ A Voz do Operário decidiu, com o apoio da editora Althum, a publicação deste livro. Esta publicação junta-se a outros momentos marcantes do trabalho de estudo e divulgação da nossa história, nomeadamente a intervenção de Fernando Piteira Santos na sessão solene do centenário, e a brochura da autoria de Maria Emília Galhordas e Carlos Damas, ilustrada pelo pintor Eduardo Neves, por ocasião dos 110 anos.  
Queremos agradecer a todos os que com a sua contribuição tornaram possível a elaboração deste livro da nossa história de 135 anos, em especial à editora Althum, na pessoa do Luis Gomes e ao principal obreiro deste trabalho, Alberto Franco.
Desfrutem e conheçam melhor a nossa Voz do Operário

Manuel Figueiredo
Presidente da Direção

Ano de edição: 2018

Formato: 24x31 cm

Encadernação: Capa dura

Páginas: 160 a cores

Classificação: Projectos Especiais

 

Voz do Operário - 135 Anos

 
 
     
 

© althum.com - Todos os direitos reservados     info@althum.com | Site Map | Política de Privacidade