O Coro Infantil da Academia de Música de Santa Cecília interpreta composições musicais de Fernando Lopes-Graça para a infância, sobre poemas de Eugénio de Andrade (Aquela nuvem e outras), Matilde Rosa Araújo (Cançõezinhas da Tila) e textos tradicionais de Natividade (Presente de Natal para as crianças).
Este CD traz-nos uma das facetas menos conhecidas e contudo surpreendente da obra de Lopes-Graça, a obra dirigida ao universo infantil, aqui interpretada por crianças e extraordinariamente enriquecida pela reprodução dos poemas que são cantados, ilustrados por desenhos que os alunos do 1.º ciclo da Academia de Música de Santa Cecília criaram ao estudar os versos, em livro que acompanha o CD.
Para além dos poemas e desenhos das crianças, o livro traz ainda os textos de Teresa Cascudo (transcrito abaixo) e Vanda de Sá, o primeiro sobre a presente obra e os segundos sobre a vida e obra de Fernando Lopes-Graça («A música enquanto gesto político», «A música enquanto gesto social», «A música enquanto gesto de amor»).

«Lopes-Graça é autor de uma obra coesa e marcante, onde se fala não apenas do «ser português» mas da própria essência do ser humano, nas suas alegrias e nas suas tragédias. Suportando heroicamente e a seu próprio custo todos os obstáculos, fez música e pensou sobre a música em Portugal, confiante em que outros iriam juntar as suas vozes à dele. Ofereceu um exemplo público de integridade, advogando pela democratização de uma arte que, ainda hoje, parece estar vedada ao grande público. Era impossível que o mundo da infância não lhe interessasse. E, no entanto, para aqueles em quem a imagem de Lopes-Graça se resume às Canções Heróicas e às harmonizações corais de música tradicional, pode resultar surpreendente a ternurenta figura que se define através da audição das peças incluídas neste cd.
A séria «militância da cultura» (na expressão de António Pedro Pita) deste compositor contrasta nitidamente com estes deliciosos e expressivos momentos musicais. Lopes-Graça deixou neles a sua assinatura inconfundível, dedicando-os às crianças mas também, como é o caso de Aquela Nuvem e Outras, aos adultos que não se esqueceram de ser crianças.»
Teresa Cascudo
Texto integrado no livro que acompanha o CD