A música tradicional é uma das componentes da cultura popular que, no concelho de Sesimbra, maior desgaste tem sofrido pela passagem do tempo, apesar de serem vários os indícios de que aqui existia uma grande riqueza e diversidade de formas musicais, das quais quase só ficaram fugazes registos textuais, tendo-se perdido a memória da música propriamente dita: a única exceção parece ter sido a recolha efetuada por José Alberto Sardinha e divulgada na sua monumental obra Tradições Musicais da Estremadura. Por esse motivo, assume um extraordinário valor a presente iniciativa da Associação Gaita de Foles.
O livro que tem nas mãos é fruto da colaboração de um largo conjunto de pessoas que, para além do trabalho de pesquisa e recolha, tiveram e continuam a ter a valiosa oportunidade de viver na primeira pessoa algumas das práticas musicais mencionadas nestes textos.
A Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de Foles, fundada em 1999, é desde então um núcleo de pessoas que, de uma forma apaixonada e colaborativa, dão o melhor de si na busca de conhecer e salvaguardar este Património Cultural Imaterial que, como bem sabemos, tende a ser remetido para os confins da memória coletiva. A sua valorização é, acima de tudo, a das pessoas que compõem as comunidades, é reconhecer a importância e vitalidade dos seus intervenientes, funções e sentido das suas práticas.
Em jeito de resumo, com esta Coleção é nossa intenção não só valorizar e perpetuar a memória dos gaiteiros estremenhos, mas também contribuir para a continuidade desta prática musical, seja através da nossa Escola, dos nossos canais de comunicação (site e redes sociais) ou dos eventos por nós fomentados, em que participamos com a Orquestra de Foles, a banda da Associação Gaita de Foles.