Flaviano Mindela dos Santos, nasceu em Bissau, à dia 17 de Abril de 1968.
Começou a escrever poemas e prosas desde 2005, com participações em antologias como: Traços no Tempo I e II, Poetas De Uma Só Língua, Recados De Paz e Contos Africanos em Português.
Foi um dos escritores convidados e orador num dos painéis, com o tema: Processo Criativo Literário, na III Bienal de Culturas Losófonas, organizada pela Câmara Municipal de Odivelas – Portugal.
Essencialmente autodidacta nas disciplinas de desenho e pintura, ainda a partir da seu país natal, estudou técnicas fotográficas, por correspondência, pelo Instituto Universal Brasileiro. Mais tarde frequentou um curso básico de língua inglesa, com ligação à área das artes visuais, na Community School of Hackney, em Londres – Inglaterra. E de volta à Portugal, com orientações do Mestre, o grande pintor moçambicano José Pádua, segue na arte moderna, a corrente Futurista, que surgiu em Itália, nos primeiros anos do século XX.
Na sua passagem em serviço obrigatório pelas Forças Armadas, entre outras funções, foi desenhador no Departamento das Operações do Estado Maior General, e autor do brasão que ficou patente na bandeira do Corpo de Exército da República da Guiné-Bissau.
Agora a viver e a trabalhar em Portugal, estudou Direito na Universidade Clássica de Lisboa, é blogger e membro do Círculo Artístico Cultural Artur Bual.